Engraçado como as notícias
passam desapercebidas. E como os valores mudam, a depender de quem esteja na mira
da mídia. Porque até para ser vítima é preciso estar dentro de um padrão,
dentro de um contexto.
Confuso? Não, não é
não.
Em uma sociedade em que
as leis têm dois pesos, ou “enes” pesos, isso pode ser bem normal. Aí, vai
depender do caso. Se a vítima tem cara de vítima ou se o acusado tem cara de
acusado. Por isso, existem buracos nas leis. Alternativas para modificar um
veredito.
No caso da criança
degolada, se o acusado fosse um índio e se a criança fosse um “não índio”, o
acusado não teria nem direito a ser julgado. Pois o passado o condenaria. E eu
não estou falando de um passado de crimes, mas sim, de sua origem.
Você acha que não? Então me diga, por que não fizeram manifestações para repudiar o ocorrido? Meu Deus! Uma criança foi degolada! Quem somos nós? Selvagens?
Os índios continuam
sofrendo a ação dos invasores, continuam sendo massacrados pela ganância,
continuam desprezados pela ignorância e continuam morrendo em uma guerra fria.
Deveríamos parar de
agir como escravos de conceitos velhos e manipuladores. Quantos Vitor mais precisam
morrer para que enxerguemos isso?
E se a criança degolada
fosse o seu filho. E se ela estivesse em seu colo na hora em que fosse assassinada? Como você se sentiria, hein, mãe?
Eu nem peço para que
seja feita a justiça. Porque teriam que degolar muitas crianças, muitos corpos
teriam que ser queimados e muito sangue teria que ser derramado. Para compensar
cada índio que foi morto injustamente.
Os índios não são nossos inimigos. Eles têm todo o direito de estar aqui: na mata, na cidade ou em
qualquer lugar que eles queiram. Porque eles são os verdadeiros donos dessa
terra. Alguma dúvida disso? Eles não são só os donos do lugar em que vivemos, mas
também do alimento que comemos, da água que bebemos, da mata que destruímos...
Nós somos os
responsáveis pela morte do pequeno Vitor e de outros tantos que morreram antes
dele. A morte desta criança foi uma covardia, um absurdo, uma vergonha... E dizer o quanto fico triste sobre tudo isso, é
pouco.
O pequeno Vitor infelizmente se
foi. Mas existem outros que ainda podem ser salvos.
Não se omita. Levante
sua voz!
Jussara Pires