sexta-feira, 17 de agosto de 2018

SONHOS




Qual é o seu maior sonho, pode nos contar? Eu já tive tantos em minha vida, que não sei dizer qual deles mais gostaria de realizar.  Só sei que, todas às vezes que concretizo um, outro logo surge em seu  lugar, e recomeço a minha busca para tentar realiza-lo.
Quem nunca sonhou?
Quando criança, as pessoas têm os sonhos mais loucos que não podem ser confundidos com a realidade. Eu mesma já sonhei voando, surfando nas nuvens, como se fossem ondas no céu! Poético, não? Mas, à medida que as pessoas crescem os seus sonhos vão se tornando cada vez mais perto do real, do necessário. Porém, nem sempre são realizados.
Sonhar em ganhar na loteria, ou ter aquele carro do ano, ou viajar ao redor do mundo, comprar a casa própria...  Quem nunca sonhou? Ser um herói, ser reconhecido no seu trabalho! Quem nunca sonhou?
Às vezes os sonhos são tão extraordinários que se tem a certeza que nunca serão realizados; Apesar de saber disso, mesmo assim, eles dão uma satisfação, uma sensação de um bem estar; uma realização pessoal que nunca se conseguiria de outra forma.
Mas é claro que é preciso saber separar o joio do trigo; quando termina os sonhos e quando começa a realidade. Pois se não souber como separar isso, nunca se vivera de verdade.
Para realizar um sonho é preciso em primeiro lugar, dar limites:  sonhar com coisas que estejam ao alcance das possibilidades. Mesmo que eles parecem difíceis e até mesmo impossíveis, pode-se encontrar um meio de concretiza-los.
Então, depois de determinar quais os objetivos, deve-se traçar planos para tentar executá-los.  Porque sonhos não caem do céu; para realiza-los é preciso trabalhar duro! E você nunca, nunca deve desistir de tentar, senão eles se tornam extraordinários.
Eles transformam as pessoas, porque é através deles que se consegue curar feridas, encontrar um amor verdadeiro; e eles têm a capacidade de transportar as pessoas para lugares distantes, refúgios secretos onde se encontra a paz. Mas também, é através deles que se consegue: traçar planos infalíveis, ser invencíveis e viver felizes para sempre!
O fato é que, os sonhos são necessário para que as pessoas tentem um mundo melhor. Realizados ou não, eles são o combustível que dá a força para continuar.  Sem eles as pessoas se tornam vazias, amargas, desiludida, insatisfeitas. O sonho é chama, e sem a chama a brasa apaga. Sonhar é ter esperança! Por isso é preciso sonhar!
Qual é mesmo o seu maior sonho?  Pode nos contar?


segunda-feira, 13 de agosto de 2018

INDOLENTES E MALANDROS



Está provado, todo mundo sabe, que o índio brasileiro é indolente e os afrodescendentes são malandros por natureza; qual a novidade?
Eu mesma sou indolente e malandra, não nego; herdei de meus ancestrais indígenas e africanos; com orgulho!
Desde a invasão das Américas, os índios foram considerados preguiçosos e vadios, porque não aceitavam trabalhar para os colonos, nem debaixo de chibatadas. Com isso, “os homens de bem”, foram buscar os africanos, que aliás, também foram considerados preguiçosos, mas diferentemente dos índios, estavam longe de casa e precisaram da “malandragem” para sobreviver. 
 Os colonos, todos, homens íntegros, brancos e dispostos ao trabalho, mantinham feitores e capitães do mato para que os preguiçosos e malandros fizessem o trabalho deles: explorar e roubar as riquezas naturais da terra alheia; Inclusive, fazem isso até hoje.
Eles dizimaram tribos, sequestraram crianças e estupraram mulheres ― que suicidavam-se, ao serem submetidas ao trabalho escravo; índias indolentes!
  Por isso até hoje as características de indolência e malandragem recaem a todos que não se curvam aos mandos e desmandos dos “capitães do mato”, que, naquela época, nada mais eram que os filhos dos senhores e feitores brancos com as africanas e as índias sequestradas e escravizadas; ou seja, filhos de indolentes e malandros.
 Assim foi formada a nossa nação, de negros malandros, índios indolentes e “capitães do mato” ― mestiços, fdp, que não olham o rabo!