É só observar o comportamento das pessoas nas redes sociais, é como olhar por uma janela o interior de cada casa,
de cada família; as pessoas passam horas vidradas nas telinhas a ver e a dizer bobagens.
Não querem ler um texto, por menor que seja, quem dirá um livro. Preferem fotos
ou vídeos. Porque ler custa tempo. Refletir é cansativo. É preferível absorver
pedaços de tudo que se estrega mastigado. Sem precisar pensar, questionar... Tudo
pronto para engolir; é como tomar uma injeção direto na veia. E com essa
atitude, o que poderiam esperar de nossos filhos?
São poucos os que procuram adquirir um pouco de cultura ou conhecimento. A maioria fica semeando pé
de vento e colhendo arrependimento. Ninguém
mais consegue conversar, trocar ideias. Pois todo mundo quer ser
ouvido, mas ninguém quer ouvir os argumentos de ninguém.
Desconfio que a permanência de um professor, em sala de aula, logo será
desnecessária; é só uma questão de tempo. Para que? Se tudo que se quer saber
está à palma da mão. Afinal de contas a verdade é de quem compartilha primeiro,
não é mesmo? Mesmo sem saber se a
verdade é ou não verdadeira, o importante é ser um
dos primeiros a compartilhar.
Tentar dialogar em uma rede social pode se tornar
palco para a ignorância, sinônimo de discórdia e de violência; mais que a
própria violência das ruas, dos becos, dos guetos... É uma total falta de
respeito.
Incrível! A civilidade está cada vez mais selvagem e a humanidade... Melhor
seria voltarmos ao tempo das cavernas. Pois, pelo menos, naquela época, as
pessoas aprendiam umas com as outras e com os erros que não queriam mais cometer. Hoje em dia, todos são autodidatas, sociopatas ou psicopatas.
Diante de tanta negatividade só nos resta dar o exemplo e esperar. Plante
essa semente, leia mais, porque dar o exemplo é a única coisa que podemos
fazer, e é a maior ousadia que ainda podemos cometer.