segunda-feira, 29 de outubro de 2018

DAR O EXEMPLO É A MAIOR DE TODAS AS OUSADIAS



 É raro o aluno que deseja aprender alguma coisa. A maioria prefere encontrar pronto o que pedem para apresentar em sala de aula. Mas porque será que, de repente, toda essa geração se tornou indiferente a necessidade de aprender?

É só observar o comportamento das pessoas nas redes sociais, é como olhar por uma janela o interior de cada casa, de cada família; as pessoas passam horas vidradas nas telinhas a ver e a dizer bobagens. Não querem ler um texto, por menor que seja, quem dirá um livro. Preferem fotos ou vídeos. Porque ler custa tempo. Refletir é cansativo. É preferível absorver pedaços de tudo que se estrega mastigado. Sem precisar pensar, questionar... Tudo pronto para engolir; é como tomar uma injeção direto na veia. E com essa atitude, o que poderiam esperar de nossos filhos?

São poucos os que procuram adquirir um pouco de cultura ou conhecimento. A maioria fica semeando pé de vento e colhendo arrependimento.  Ninguém mais consegue conversar, trocar ideias. Pois todo mundo quer ser ouvido, mas ninguém quer ouvir os argumentos de ninguém.

Desconfio que a permanência de um professor, em sala de aula, logo será desnecessária; é só uma questão de tempo. Para que? Se tudo que se quer saber está à palma da mão. Afinal de contas a verdade é de quem compartilha primeiro, não é mesmo?  Mesmo sem saber se a verdade é ou não verdadeira, o importante é ser um dos primeiros a compartilhar.

Tentar dialogar em uma rede social pode se tornar palco para a ignorância, sinônimo de discórdia e de violência; mais que a própria violência das ruas, dos becos, dos guetos... É uma total falta de respeito.

Incrível! A civilidade está cada vez mais selvagem e a humanidade... Melhor seria voltarmos ao tempo das cavernas. Pois, pelo menos, naquela época, as pessoas aprendiam umas com as outras e com os erros que não queriam mais cometer. Hoje em dia, todos são autodidatas, sociopatas ou psicopatas.

Diante de tanta negatividade só nos resta dar o exemplo e esperar. Plante essa semente, leia mais, porque dar o exemplo é a única coisa que podemos fazer, e é a maior ousadia que ainda podemos cometer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário