quinta-feira, 24 de março de 2016

OS ORELHUDOS


“Olha, pai, um coelhinho...”

Muito normal nessa época do ano a comercialização desses lindos bichinhos. Eu também amo coelhinhos. Mas coelhos não são brinquedos.

A Páscoa deixou de ter o objetivo religioso. Passou a ser uma fonte comercial. Uma das mais gananciosas fontes de fazer dinheiro. E o motivo não é só a falta da crença dos vendedores ou dos compradores, mas sim, uma questão de status. Pois dar Ovos de Páscoa, cada vez mais caros, passou a ser uma questão de quem tem ou não ‘bala na agulha’.

E em meio a essa falta de objetividade, cresce também o comércio irresponsável dos coelhos. E, de símbolo da fertilidade e prosperidade, o coelho passou a ser um presente com fins lucrativos.

Mas dar coelhinhos às crianças é no mínimo uma falta de sensibilidade. Pois, além delas não receberem a lição religiosa, que tem a tradição da Páscoa, também não são ensinadas a respeitar a vida. E são de pequenos gestos como esses que educamos ou não os filhos.

Algumas crianças esperam que os pequenos animais ajam como se fossem cães ou gatos. Impossível! Ou, por outro lado, elas os carregam pelas orelhas, como se as longas orelhas dos coelhos fossem feitas exatamente para isso. Pobres bichinhos!

Os orelhudos não são criaturas de ficar em colos. São frágeis e precisam de muito cuidado. Não tomam banho... Nunca! Mas precisam de água limpa  para beber, de uma dieta balanceada e de um lugar asseado para viver. Sem falar, que eles dormem durante o dia e são ativos só durante à noite. Além disso, os coelhos usam as unhas afiadas e os longos dentes para se defenderem. Estes, são alguns motivos pelos quais, não se deve dar coelhos para uma criança.

E quando uma criança, passa a entender que coelhos não põe ovos de chocolate, os tais ‘Ovos da Páscoa’, Aí, então, o encanto acaba. Ela perde o interesse pelo bichinho na mesma rapidez que o amava. E, com certeza, depois do momento de euforia, os coelhos se tornam um incomodo. Tanto para as crianças como para seus pais. Pois, a urina dos coelhos fede e mancha; e suas fezes, que não são ‘bolinhas de chocolate’, se espalham por todos os lugares. E acabam esquecidos em uma gaiola. Muitas vezes, sem água ou comida. Quando não, são soltos na mata, como se essa fosse a melhor saída. Antes fosse!

Animais criados em cativeiro não conseguem sobreviver sozinhos, muito menos na mata. Pois não sabem o que comer, não sabem como se esconder e nem sabem como se defender dos predadores. São presas fáceis e a morte é certa.

Melhor mesmo, seria que comprassem coelhos de chocolate ou de pelúcia para darem a seus filhos. Pois, depois da Páscoa, podem ser jogados em um canto qualquer, entre outros tantos brinquedos que eles já não utilizam mais.



Jussara Pires






Nenhum comentário:

Postar um comentário